Nossos Produtos

Imagem de um Tijolo
Tijolos
Imagem de um bloco 19
Blocos verticais
Imagem de um bloco 14
Blocos 14
imagem de um bloco de 11,5
Blocos 11,5
30 de abril de 2024

Saiba a quantidade necessária de blocos cerâmicos e tijolos por metro quadrado

tijolos por metro quadrado
Aprenda a calcular a quantidade de tijolos ou blocos cerâmicos necessários por metro quadrado em sua obra. Otimize sua construção com nossas dicas e calcule seu projeto com precisão.
Tempo de Leitura : 6 minutos

Os blocos cerâmicos e tijolos são elementos essenciais na construção, realizando um papel fundamental na estrutura e na estética de diversas casas e apartamentos. Calcular a quantidade necessária desses materiais por metro quadrado é uma etapa crucial para garantir a eficiência e a economia de um projeto. Esse cálculo considera o tipo de tijolo por metro quadrado que será utilizado e também quais as dimensões dele para a superfície que será coberta.

Neste texto, abordaremos métodos práticos para ajudar a calcular com precisão, evitando desperdícios, a quantidade de blocos cerâmicos e tijolos por metro quadrado necessários, facilitando o planejamento e a execução de projetos de construção. A Blocos Arcanjo está aqui para auxiliar em todas as etapas do processo de construção, leia mais e entenda.

Como calcular a quantidade de blocos e tijolos por m2?

cálculo de tijolos para construção

Calcular a quantidade de tijolos e blocos cerâmicos por área é uma etapa fundamental no planejamento de qualquer construção ou reforma. Esses cálculos envolvem determinar a quantidade de materiais necessários para erguer paredes e outras estruturas, garantindo a eficiência e o controle de custos na obra. A abordagem para realizar esses cálculos baseia-se em medir as áreas e volumes das superfícies a serem construídas e, em seguida, aplicar os coeficientes de consumo dos materiais. 

Compreender como realizar essas medições e cálculos é essencial para engenheiros e arquitetos ou qualquer pessoa que deseja realizar uma obra, pois permite estimar corretamente os materiais, evitar desperdícios e otimizar o orçamento do projeto. Veja a seguir em detalhes como fazer isso.

Calcule a metragem do tijolo

Primeiro, é necessário escolher o tipo de tijolo para a construção. Para isso é preciso estabelecer qual o material do tijolo e a quantidade de furos dele. A ideia principal é medir a área do tijolo.

Cada tipo de tijolo possui uma quantidade de furos e cada furo possui um tamanho característico. Portanto,  o ideal é saber todas as especificações do material. Se isso não for possível, basta fazer um cálculo simples de altura X comprimento (não se esqueça de fazer a conversão para as mesmas unidades de medida).

tijolos por metro quadrado

Calcule o rendimento do tijolo por metro quadrado

O segundo passo é calcular a quantidade de tijolos por metro quadrado. Para isso é necessário ter feito a etapa anterior e saber a área ocupada por cada tijolo. A partir disso deve-se fazer um cálculo dividindo o tamanho do tijolo por um metro quadrado.

Por exemplo, o tijolo de 8 furos ocupa 0,0336 m², logo em 1 m² a quantidade de tijolos deve ser: 

1/0,0336 = 29,762

Isso significa que, para construir um metro quadrado de parede usando o tijolo de 8 furos, serão necessários pelo menos 30 tijolos.

Calcule a quantidade de tijolos necessários

A próxima etapa é um pouco mais simples, mas requer muita atenção em um detalhe essencial, algo que diz respeito ao perímetro da construção. Num primeiro momento se pensa, em um 1 m² são utilizados 30 tijolos, portanto em 5 m²  serão utilizados 150 tijolos. Contudo, essa ideia não leva em consideração o perímetro.

Resumidamente, em um projeto básico, como a construção de um cômodo, deve-se calcular a área total das paredes ao somar os comprimentos de todas elas e multiplicar pela altura da parede, ou seja, do chão ao teto. Em seguida, é necessário subtrair a área das aberturas (como portas e janelas) para obter a área efetiva.

tijolos por metro quadrado

Fórmula para calcular a quantidade de tijolos

Por fim, vale uma dica importante: é interessante acrescentar uma margem de sobra de 10% daquilo que se calculou gastar no projeto total. Isso porque pode haver algum imprevisto ou acidente, então é bom ter uma “poupança” para se prevenir.

Acrescentada essa observação, a fórmula final pode ser entendida como:

Total de tijolos = (área das paredes / área de cada tijolo) + 10%

Exemplo de cálculos de quantos tijolos por metro quadrado

Aqui está um exemplo de como funciona o cálculo de tijolos:

Teremos como exemplo um quarto. Vamos supor 5 m X 5 m, com pé direito de 3 m e limite entre as paredes laterais de 1 m, uma janela com 1 m X 1 m e uma porta de 1 m X 2 m.

Calculando todas as medidas temos:

Área das paredes (perímetro X pé direito): 25 m  X 3 m  = 75 m²

Área das paredes laterais: 5 m  X 1 m  = 5 m². Sendo dois o total são 10 m²

Área das janela: 1 m X 1 m = 1 m²

Área da porta: 1 m X 2 m = 2 m²

Agora somando a área das paredes e da parede lateral e subtraindo as áreas abertas, que são as portas e janelas:

75 + 10 – 1 – 2 = 82 m²

Agora com a área total construída, é necessário dividir o valor pelo número de tijolos por metro quadrado. A partir daquilo calculado anteriormente, cada metro quadrado de parede requer 29,762 tijolos de 8 furos. Portanto, para uma área de 82 metros quadrados é necessário calcular:

Multiplicando um número pelo outro:

82 X 29,762 = 2440 aproximadamente

Acrescentando uma margem de 10%, o total final de tijolos para esse projeto é de 2684.

quantos blocos por metro quadrado

Entendendo as dimensões dos tijolos e blocos cerâmicos mais comuns

As dimensões padrão dos tijolos e blocos cerâmicos desempenham um papel importante na determinação da quantidade necessária por metro quadrado em uma construção. Compreender essas dimensões é essencial para realizar cálculos precisos e garantir que o projeto seja executado corretamente. Cada tipo de tijolo ou bloco tem suas próprias medidas padrão, o que influencia diretamente na quantidade necessária para cobrir uma determinada área. Veja a seguir exemplos detalhados sobre isso.

Calculando a quantidade de tijolos de 6 furos por m²

Tijolo 6 furos 09 x 14 x 19

O tijolo de 6 furos é muito utilizado nas construções do Brasil. As dimensões padrão desse tijolo são 9 x 14 x 19 cm, o que equivale a 0,0252 m².

Ao dividir um metro quadrado por essa área:

1 / 0,0252 = 39,68.

Isso significa que são necessários pelo menos 40 tijolos de 6 furos para cobrir um metro quadrado de construção.

Calculando a quantidade de tijolos de 9 furos por m²

Tijolo 9 furos 14x19x29

A determinação da quantidade de tijolos por metro quadrado com o bloco de 9 furos pode ser calculada da seguinte forma. Levando em consideração que este tipo de tijolo geralmente tem dimensões de 11,5 x 14 x 24 cm, totalizando uma área de 0,0361 m².

Dessa forma, ao dividir um metro quadrado por essa área:

1 / 0,0361 = 27,70

Assim, são necessários ao menos 28 tijolos de 9 furos para construir um metro quadrado.

Consulte a Blocos Arcanjo e garanta tijolos e blocos cerâmicos de qualidade!

calculo de tijolo por m2

Após esclarecer sobre os cálculos corretos para se saber com maior precisão a quantidade de tijolos por metro quadrado necessários para serem utilizados em uma construção. Nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas que surgirem acerca do mundo dos tijolos e blocos cerâmicos.

Para aqueles que estão planejando uma obra, é essencial contar com fornecedores confiáveis como a Blocos Arcanjo. Oferecemos uma ampla variedade de produtos de alta qualidade e nos comprometemos com a excelência em todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a conclusão. Entre em contato conosco para saber mais como podemos te ajudar a alcançar o sucesso de sua obra.

Escrito por:

Webmaster

Webmaster

Compartilhe este post

Mais para explorar

13 de novembro de 2023
Conheça os variados tipos de tijolos disponíveis e faça escolhas fundamentadas para a construção da casa dos seus sonhos. Descubra as características distintas de cada opção e transforme sua visão em uma realidade sólida.
22 de dezembro de 2023
Seja estratégico na construção! Esteja ciente de como suas escolhas influenciam o orçamento para materiais de construção. Construa com inteligência, equilibrando qualidade e custo para um projeto bem-sucedido e economize sem comprometer a excelência na sua obra.
19 de fevereiro de 2024
Exploramos as diferenças fundamentais entre alvenaria estrutural e convencional, oferecendo uma visão abrangente sobre os aspectos técnicos, custos e considerações de projeto.

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS

Faça como mais de 8 mil empresas e receba insights estratégicos