Nossos Produtos

Imagem de um Tijolo
Tijolos
Imagem de um bloco 19
Blocos verticais
Imagem de um bloco 14
Blocos 14
imagem de um bloco de 11,5
Blocos 11,5
2 de maio de 2024

Reduzindo o desperdício no Canteiro de Obras

desperdícios de materiais na construção civil
Reduza o impacto ambiental e os custos no seu canteiro de obras. Aprenda dicas que não só reduzem custos, mas também contribuem para um ambiente de trabalho mais organizado e responsável.
Tempo de Leitura : 5 minutos

Em qualquer projeto de construção, o desperdício  pode representar não apenas um impacto financeiro significativo, mas também um custo ambiental. Felizmente, há uma série de medidas que podem ser adotadas para minimizar o desperdício no canteiro de obras e promover uma prática mais sustentável.  

O objetivo da Blocos Arcanjo, com esse texto, é fornecer ideias para que você consiga reduzir o desperdício de materiais aí na sua obra, e claro, que vamos abordar os impactos ambientais e econômicos dos resíduos da construção civil, acompanhe a gente! 

Impactos dos resíduos da construção civil

Você já parou para pensar no que acontece com os resíduos gerados pela construção de prédios, casas e estradas? Esses resíduos, que vão desde restos de concreto e tijolos até materiais como madeira e metal, têm um impacto significativo no meio ambiente e na nossa comunidade.

sobras de materiais

Só para termos uma noção da importância de uma conscientização sobre os desperdícios nos canteiros de obras, recentemente o Estado de Goiás através da Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), divulgou números alarmantes com base nos descartes irregulares, apontando que 52% dos resíduos da construção vão para os lixões. Outros 21% são dispostos nos chamados “bota-foras”, que são encostas, corpos d’água ou lotes vagos, por exemplo.  Cerca de 9% vão para aterros sanitários, 10% são usados na manutenção de estradas e/ou controle de erosão, 4% ficam em local específico para resíduos inertes e 4% em aterros controlados.

Ou seja, a implementação de práticas sustentáveis não apenas conserva recursos naturais, mas também reduz as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção de novos materiais. Devido ao aumento da geração desses resíduos, os governos e órgãos reguladores estão instituindo leis e normas que obrigam as empresas da construção civil a adotar práticas de gestão de resíduos. O cumprimento dessas regulamentações não apenas evita penalidades, mas também promove uma cultura empresarial comprometida com a responsabilidade ambiental.

Os principais desperdícios na obra

Os desperdícios de materiais na construção acontecem sempre que a falta de planejamento vem à tona, o desperdício é notado quando os materiais e recursos não são bem utilizados, ou quando, os materiais não são devidamente cuidados e estocados, gerando danos irreversíveis.

E tem mais, quando os resíduos da construção não são reciclados ou reutilizados, isso representa um desperdício de recursos naturais preciosos. Materiais como madeira, metal e concreto podem ser reciclados e transformados em novos produtos, reduzindo a necessidade de extrair recursos adicionais da natureza.

desperdício-na-obra

As principais causas de desperdício na obra

Jamais dê um passo maior do que a própria perna, você possivelmente já deve ter escutado essa expressão, não é mesmo? Pois bem, quando tratamos desse assunto de “causas de desperdício nas obras”, pense que comprar mais material do que o necessário é uma causa comum de desperdício.

Isso pode ocorrer devido a erros de cálculo e mudanças no projeto que não são refletidas no pedido de materiais ou simplesmente por falta de controle de estoque. Parece óbvio, mas isso acontece com frequência e de repente pode estar acontecendo com você.

Outro grande problema é quando a mão de obra não é devidamente supervisionada, aí é um prato cheio para que aconteçam os erros e consequentemente o desperdício de materiais. Além disso, a falta de comunicação entre os trabalhadores pode levar à duplicação de esforços e ao uso desnecessário de materiais. Ou seja, se você investe dinheiro na sua obra, que tal investir tempo e supervisionar o que está acontecendo por lá? 

Não menos importante, um planejamento minucioso é essencial para evitar o desperdício. Se faltou planejamento, abriu brechas para a desorganização e aí pode ser um caminho sem volta.

gerenciamento no canteiro de obras

É necessário planejar tudo na ponta do lápis, isso inclui estimativas precisas de materiais, cronogramas realistas e uma análise super detalhada das necessidades do seu projeto. Olha essa dica de ouro, ao antecipar os requisitos de materiais e mão de obra, é possível reduzir as chances de excessos e retrabalhos.

O que fazer com os resíduos gerados durante obras

Na Blocos Arcanjo, estamos sempre em busca de soluções que compatibilizem a nossa atividade industrial com a preservação do meio ambiente. Isso significa que cuidamos da sua obra e da natureza, e claro, desejamos que você faça o mesmo. 

Então é importante que você saiba que às vezes, o que é lixo para você pode ser um tesouro para outra pessoa! Materiais como portas, janelas e tijolos podem ser reutilizados em outras obras ou até mesmo em projetos de decoração.

o q fazer com lixo da construção civil

Pois bem, saber reciclar reduz consideravelmente o volume de extração de matérias-primas, então reutilize, afinal, tijolos cerâmicos removidos durante reformas podem ser limpos e reutilizados em outras partes da construção. Sim, eles podem ser usados para construir paredes internas, fachadas ou até mesmo peças fundamentais para projetos de paisagismo.

Aqui no Brasil, existem algumas normas bem rígidas, regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o foco é cobrar uma destinação correta dos resíduos da construção civil

Entre diversas normas, vamos destacar duas logo abaixo, aqui o objetivo está na redução de danos à saúde pública e ao meio ambiente.

 

NBR 15113 (ABNT -2004): Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes – Aterros – Diretrizes para projeto, implantação e operação.

Esta Norma fixa os requisitos mínimos exigíveis para projeto, implantação e operação de aterros de resíduos sólidos da construção civil classe A e de resíduos inertes.

NBR 15112 (ABNT -2004): Resíduos da construção civil e resíduos volumosos nas áreas de transbordo e triagem – Diretrizes para projeto, implantação e operação.

Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para projeto, implantação e operação de áreas de transbordo e triagem de resíduos da construção civil e resíduos volumosos.

gerenciar canteiro de obras

Ou seja, se mantendo dentro das leis e normas técnicas ou seguindo um bom planejamento você evita grandes desperdícios, e claro, que usar o bom senso atrelado a criatividade para reutilizar as sobras, pode se tornar um diferencial imenso, onde o meio-ambiente agradece. 

Blocos Arcanjo: Escolha inteligente para sua construção

A Blocos Arcanjo é uma empresa amiga do meio-ambiente, não é à toa que possuímos qualidade comprovada e reconhecida quanto aos nossos blocos e tijolos cerâmicos, aqui, você pode confiar! 

Um último recadinho, reduzir o desperdício no canteiro de obras não apenas beneficia o meio ambiente, mas também contribui para a eficiência operacional e a redução de custos aí na sua obra. Pense nisso! 

Quem somos? A preferida da construção paranaense, há mais de 50 anos! Conheça nossos blocos, tijolos e canaletas e permita que sua obra tenha a qualidade que você merece. Fale conosco hoje mesmo e faça seu orçamento com a gente. 

Escrito por:

Webmaster

Webmaster

Compartilhe este post

Mais para explorar

26 de fevereiro de 2024
Saiba mais sobre a importância da certificação PSQ na indústria de blocos e tijolos em cerâmica e como a Blocos Arcanjo garante produtos de alta qualidade em seus produtos para sua construção.
28 de março de 2024
Descubra as principais diferenças entre bloco estrutural cerâmico e bloco de vedação e saiba qual é a melhor opção para sua construção. Confira as dicas da Blocos Arcanjo.
19 de fevereiro de 2024
Exploramos as diferenças fundamentais entre alvenaria estrutural e convencional, oferecendo uma visão abrangente sobre os aspectos técnicos, custos e considerações de projeto.

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS

Faça como mais de 8 mil empresas e receba insights estratégicos