Nossos Produtos

Imagem de um Tijolo
Tijolos
Imagem de um bloco 19
Blocos verticais
Imagem de um bloco 14
Blocos 14
imagem de um bloco de 11,5
Blocos 11,5

Conheça nossa empresa

18 de junho de 2024

O papel do ESG na Construção Civil

esg na construção civil
Descubra como o ESG está reformulando a indústria da construção civil, promovendo práticas sustentáveis, sociais e de governança que não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também melhoram a qualidade de vida urbana.
Tempo de Leitura : [rt_reading_time] minutos

A adoção do ESG (em inglês “Environmental, Social, and Governance” e traduzindo para o português “Ambiental, Social e Governança”), diz respeito a uma série de práticas implementadas por indústrias visando um desenvolvimento da sociedade como um todo. Isso têm ganhado destaque em diversos setores, incluindo a construção civil, sejam, construtoras, incorporadoras e empreiteiras. 

Neste texto, nós da Blocos Arcanjo, quisemos trazer um pouco sobre este tema para reforçar a importância e impacto que essas três letras podem causar no ramo da construção. Você entenderá como práticas sustentáveis, sociais e de governança podem não apenas minimizar os impactos ambientais e sociais, mas também trazer vantagens competitivas e operacionais significativas para sua empresa, seja ela, uma construtura, incorporadora, empreiteira, etc

Convidamos você a continuar lendo para entender e se conscientizar melhor do papel da ESG na construção civil. Confira!

O que é ESG?

ESG, como dito, é um conjunto de práticas empresariais que focam em critérios ambientais, sociais e de governança corporativa. Isso inclui ações como a redução da pegada de carbono, uso eficiente de recursos naturais, adoção de políticas de transparência e ética nos negócios, dentre outros exemplos. 

esg environment-society-governance

O conceito de ESG ganhou destaque no início dos anos 2000, à medida que investidores e consumidores começaram a valorizar empresas que não apenas buscavam lucros, mas também operavam de maneira sustentável e ética

A importância do ESG para as empresas modernas vai além da responsabilidade social; investir nessas práticas é lucrativo, pois aumenta a visibilidade positiva da organização, atrai investidores e melhora o posicionamento competitivo no mercado. Empresas que adotam ESG tendem a ser mais resilientes, inovadoras e capazes de gerenciar riscos, o que se traduz em melhores resultados a longo prazo.

Os desafios da indústria para implementação do ESG

A indústria da construção, por exemplo, que envolve não apenas a construção, mas também a venda, e administração de imóveis residenciais, comerciais e industriais, é um setor crucial para o desenvolvimento urbano e econômico. Ela desempenha um papel vital na criação de infraestrutura, geração de empregos e estímulo ao crescimento econômico no Brasil e no mundo

No entanto, enfrenta desafios significativos como o alto consumo de recursos naturais, a geração de resíduos, e a emissão de gases de efeito estufa, entre outros. 

A aplicação correta das práticas ESG na construção civil pode transformar esses desafios em oportunidades. Veja a seguir, alguns exemplos de práticas ESG na indústria e seus benefícios:

    • Uso de materiais sustentáveis

Incorporar materiais reciclados ou de baixo impacto ambiental, como madeira e tijolos com certificação, por exemplo, reduz a pegada de carbono e promove práticas de construções mais limpas.

    • Eficiência energética

A instalação de sistemas de iluminação LED, isolamento térmico eficiente e painéis solares diminuem os custos de energia a longo prazo e têm menor impacto ambiental.

    • Gestão de resíduos

Implementar programas de reciclagem e gerenciamento adequado de resíduos na construção minimiza a quantidade de lixo enviado a aterros, promovendo redução de custos de descarte e também melhorando a imagem corporativa da organização.

    • O uso de tecnologias

A instalação de sistemas de captação e reuso de água da chuva e tecnologias de construção modular, por exemplo, possibilitam a conservação de recursos hídricos e diminui os desperdícios durante o processo de construção.

    • Condições de trabalho seguras e inclusivas

A execução de medidas de segurança rigorosas e estímulo à diversidade e inclusão no ambiente de trabalho da construção civil melhora o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores.

construção civil

É claro que ao falarmos de ESG, envolve essas e muitas outras práticas. Isso é apenas uma parte do iceberg. Contudo, o intuito aqui em compartilhar sobre esse assunto é para que o setor em que estamos envolvidos se conscientize, tomando as ações certa para o bem de todos. 

Por que as empresas devem investir no ESG?

A indústria deve considerar o investimento em ESG na construção civil como um compromisso com valores éticos e responsabilidade socioambiental, aspectos cruciais que demandam atenção no setor, já que é um dos mais poluentes.  Com 38% do total das emissões globais de CO2 relacionadas à energia, as emissões diretas de CO2 dos edifícios precisam ser reduzidas pela metade até 2030 para encaminhar o setor para a neutralidade climática até 2050. Está na hora de mudar o cenário atual.

E você sabia que o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) está alinhado com o ESG?

casa em alvenaria

O PSQ (Programa Setorial da Qualidade) assegura que os produtos atendem aos altos padrões de qualidade estabelecidos. As empresas com essa certificação adotam métodos de produção mais ecológicos, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Isso é crucial para construtoras e empreiteiras que buscam materiais confiáveis e qualidade.

A busca por fornecedores que ofereçam produtos sustentáveis e responsáveis  pode resultar em parcerias estratégicas e novas oportunidades de negócios. Garantindo conformidade com normas técnicas e regulatórias. Isso não apenas eleva a qualidade dos projetos, mas também fortalece a reputação da empresa no mercado.

O processo de certificação PSQ exige transparência e responsabilidade nas operações da empresa. Isso está alinhado com os princípios de governança do ESG. Nós da Blocos Arcanjo, possuímos a certificação PSQ, somos fornecedores de blocos e tijolos cerâmicos comprometidos com a sustentabilidade e também a responsabilidade social, sendo uma oportunidade de agregar ainda mais valor aos seus projetos.

selo Programa Setorial da Qualidade

Blocos Arcanjo comprometida com o desenvolvimento

blocos arcanjo fábrica de tijolos no paraná

Diante dos desafios e oportunidades apresentados pelo investimento em práticas ESG na construção civil, a Blocos Arcanjo reafirma seu compromisso com a excelência e a responsabilidade. 

Como uma empresa dedicada ao cliente, buscamos não apenas levar materiais de qualidade, mas também informar e conscientizar sobre a importância de adotar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.

Estamos empenhados em proporcionar informações relevantes aos nossos clientes, contribuindo também dessa forma, para um mercado mais consciente e sustentável. Esperamos que tenha gostado desse assunto e esperamos também que juntos, podemos construir um futuro melhor, entre em contato conosco

Escrito por:

Webmaster

Webmaster

Compartilhe este post

Mais para explorar

6 de novembro de 2023
Bloco Cerâmico ou de Concreto: qual é a melhor opção para sua obra? Conheça as vantagens distintas de cada um e tome uma decisão informada para garantir durabilidade e eficiência em sua construção.
30 de abril de 2024
Conheça a importância da qualidade dos tijolos na construção civil de Maringá e descubra por que a Blocos Arcanjo se destaca como fornecedor de confiança na cidade.
20 de março de 2024
Acompanhe o especial do Estúdio C RPC TV em Jataizinho, destacando a tradição na produção de tijolos. Conheça a Blocos Arcanjo, antes Cerâmica Planalto, líder na indústria de tijolos e contribuindo para o desenvolvimento regional no Norte do Paraná.

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS

Faça como mais de 8 mil empresas e receba insights estratégicos