A preocupação com o meio ambiente está presente em todos os setores, e a indústria de construção jamais será exceção. Sendo uma das áreas que mais consome recursos naturais e gera resíduos, sua relação com o meio ambiente até pode ser complexa, porém, também é repleta de oportunidades para minimizar o impacto ambiental. Vamos conferir?
Aqui na Blocos Arcanjo, sabemos que com inovações e estratégias sustentáveis, o setor de materiais de construção tem tudo para se transformar em um importante aliado na proteção ambiental.
Um grande exemplo de responsabilidade com o meio ambiente, é o nosso trabalho e os nossos processos, todos bem planejados de maneira a diminuir os impactos na natureza. Na Blocos Arcanjo, toda a argila utilizada em cada etapa vem de jazidas documentadas, onde existem projetos de recuperação das mesmas. Assim como a queima, utilizamos apenas madeira de reflorestamento.
Mas, não estamos sozinhos na indústria de materiais de construção, por isso, preparamos algumas dicas importantes de sustentabilidade.
Que tal usar materiais sustentáveis e praticar um pouco de economia circular?
Que os materiais sustentáveis são aqueles que causam menos impacto ambiental, você já sabe, não é mesmo? Mas nunca é tarde para lembrar algumas coisas básicas sobre o tema. Um grande exemplo em nossa área inclui, materiais reciclados (como tijolos de entulho), e concreto que incorpora resíduos de construção.
O resultado em optar usar materiais sustentáveis, é, sem dúvida, repleto de benefícios, já que é possível reduzir significativamente o impacto no meio ambiente, diminuindo a extração de recursos naturais e o acúmulo de resíduos.
Gostou? Pois é, isso tem um nome, “economia circular”, que nada mais é que um modelo que prioriza o reaproveitamento e a reciclagem de materiais para minimizar o desperdício e o consumo de novos recursos.
Na construção civil, por exemplo, isso pode ser feito por meio da reciclagem de resíduos de demolição e da reutilização de componentes estruturais. Genial, não é mesmo? Dessa forma, resíduos são transformados em insumos, criando um ciclo mais eficiente, econômico e sustentável.
Vamos falar de inovações? Tecnologias e eficiência energética!
O cimento é a base mais importante da indústria de materiais de construção e também são eles as grandes fontes de emissões de CO₂ nas obras.
Sendo assim, a indústria de materiais de construção segue buscando alternativas para reduzir essas emissões, como, por exemplo, o uso de cimentos de baixa emissão, adições de escória e cinzas volantes, e a captura de carbono durante o processo de produção. Além disso, o concreto verde, uma inovação em concreto produzido com menos água e cimento, também reduz a pegada de carbono do setor.
Já quem sabe aproveitar ao máximo a eficiência energética das edificações, consegue, além de economia, reduzir a necessidade de climatização, enquanto revestimentos refletivos e telhados verdes ajudam a manter as construções mais frescas, isso tudo com o uso de isolantes térmicos, por exemplo.
Ah, aqui ainda podemos citar, que além da utilização de resto de resíduos, a baixa utilização de água e a ausência de adição de química, contribuem e muito para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. É assim que trabalhamos aqui na Blocos Arcanjo!
Saiba mais sobre: O papel do ESG na Construção Civil
É necessário educação e conscientização do mercado
É claro, que como em outros setores entre fábricas e indústrias, a mudança de mentalidade é indispensável para que a sustentabilidade crie raízes no setor de materiais de construção.
Talvez, a melhor saída para tudo isso, é que empresas de materiais de construção invistam em campanhas educativas, conscientizando arquitetos, engenheiros e consumidores sobre os benefícios dos materiais sustentáveis e as vantagens de optar por construções ecológicas.
Bom, aqui na Blocos Arcanjo, educação responsável e conscientização do mercado temos de sobra, afinal atuamos há 50 anos com blocos de sustentabilidade, nos qualifica com diversas certificações com qualidade comprovada e reconhecida quanto aos nossos produtos, ou seja, na Blocos Arcanjo você pode confiar!
O papel dos blocos de tijolo sustentáveis no futuro da construção
Os blocos de tijolo sustentáveis diferem dos tradicionais tanto na escolha de matérias-primas quanto no processo de fabricação. Esses tijolos podem ser feitos de materiais reciclados, como resíduos de construção e demolição, o que é o nosso caso e os resultados são excelentes em favor aos nossos clientes e claro ao meio ambiente.
Sendo assim, concluímos que o uso de blocos de tijolo sustentáveis é uma estratégia prática e eficiente para reduzir o impacto ambiental da construção civil.
Agora a pergunta que não quer calar, você está pronto(a) para dar vida ao seu projeto? E o melhor de tudo, de forma sustentável, realizando o seu sonho e ajudando o meio ambiente! Fale com o nosso time agora mesmo!